1ª Edição do CONCURSO DE COMPOSIÇÃO Mina d’água Compõe
A 1ª Edição do CONCURSO DE COMPOSIÇÃO Mina d’água Compõe caminhou a passo de marcha e terminou com a cadência perfeita de uma estreia bem sucedida.
Esta parceria da SFCIA com a Junta de Freguesia de Mina de Água proporcionou a compositores residentes em Portugal a oportunidade de criar reportório para Banda Filarmónica, na estrutura de uma Marcha de Desfile, género este que está na herança direta das bandas militares, dos seus mecanismos de ação cerimonial de infantaria, e naturalmente na origem das bandas filarmónicas.
No subgénero de marcha de rua, como vulgarmente são denominadas, foram 11 os temas candidatos ao pódio deste concurso, arbitrado por um painel de jurados absolutamente notável composto pelo Maestro Helder Gonçalves, o maestro Fernando Marinho e o compositor Alexandre Almeida.
No passado dia 21 de outubro 2023 o Auditório da Escola Superior de Teatro e Cinema abriu cena a um concerto de Entrega de prémios absolutamente inspirado(r), onde foram ouvidas e reveladas as três obras vencedoras desta 1ª Edição:
Mina D’Água – Nelson Jesus – Marcha 1ª classificada
Mina D’Água em Desfile – Rui Pereira – Marcha 2ª classificada
Mina D’Água em Festa – Samuel Pascoal – Marcha 3ª classificada
Foram também apresentados os restantes compositores a concurso, reconhecidos com o Diploma de Participação.
O CONCURSO DE COMPOSIÇÃO Mina d’água Compõe segue marcha rumo à próxima edição.
Obrigada a todos pela participação e até para o ano!